Enigma of Fear

Enigma of Fear

Tetrah Dec 15, 2022 @ 7:13am
2
2
Opinião sobre a fundação deste jogo...
O jogo parece incrível, mas acreditar que os mais de 4,2 milhões de reais foram pra produção desse game é de uma ingenuidade incomensurável. Superfaturamento, no caso.

Legal que o Cellbit conseguiu fundar o jogo, mas usar o pretexto de ajudar a cena indie nacional é patético. Já vi equipe fazer jogo (mesmo que apertado) com 12 mil reais, 20 mil reais. Com essa grana, dava pro Cellbit fundar pelo menos 200 outros jogos tendo em vista nossas condições, isso sim seria ser honesto e ajudar a cena indie. O que eu vejo é apenas um cara famosinho (que já detém de uma fortuna estimada milionária) que usou sua plataforma pra chupar uma quantia absurda de dinheiro que poderia ter ido pra pessoas REALMENTE necessitadas.

Stretch goal de 800 mil reais pra dublagem do jogo? Nem a SEGA que é uma empresa gigantesca paga isso, como vimos na treta entre ela e a dubladora da Bayonetta, que foi oferecida menos de 5 mil dólares. (Bayonetta, uma franquia que vale mais de 400 milhões de dólares)

Claro, se você pesquisar online não há NENHUM site ou Youtuber discutindo isso ou indo atrás de prestação de contas, porque o brasileiro parece ter um deficit enorme com senso crítico. Todo mundo que conheço tem o mesmo sentimento e fala disso há anos, não consigo mais só ficar calado.

Edit: gramática
Last edited by Tetrah; Jan 15, 2023 @ 8:35am
< >
Showing 1-15 of 41 comments
HunterNoir Dec 15, 2022 @ 7:35am 
concordo
Peekaboo Dec 15, 2022 @ 7:46am 
apenas fatos
GUTO Dec 15, 2022 @ 3:17pm 
'contece
jabis Dec 17, 2022 @ 12:02pm 
Eu discordo da sua visão que o jogo possui um super faturamento, ja que o mesmo arrecadou 3.680.518,47 reais, e não os 4.230.481 mostrados la no site, pois o catarse possui uma taxa de 13% sobre todas as campanhas que são hosteadas nele.

Dumativa por ser uma empresa que possue impostos, funcionarios e serviços tercerizados para pagar, acredito que esse valor não seja super faturado como você mesmo disse, pois em uma empresa desse tamanho, que possui 28 funcionarios (sendo essa informação tirada do meu cu, eu admito, mas peguei isso me baseando num twitte da propria dumativa), tendo que paga-los durante um periodo de 2 anos, somado com o preço a ser gasto com os dubladores, brasileiros e ♥♥♥♥♥♥♥, pois o jogo vai ter dublagem em inglês também (que não deve chegar na casa dos 100mil nem que a pau, somando o preço das duas dublagens), produtos de recompensa da propria campanha e todos custos de implementação do jogo na steam e em outras plataformas, somando todos os custos e gastos, deve chegar na casa dos 3.600.000 facilmente.

Obvio que por ser uma empresa, ela sempre vai buscar lucro e faturamento, mas convenhamos que, ela não seria soberba o suficiente a nivel de fazer um super faturamento, estipulando um valor muito maior que o necessario.

No final arrecadou uma grana, jogos indies bons como hollow knight, outer wilds, não arrecadaram nem metade disso, hollow knight arrecadou AU$ 57,138 e outer wilds $126,480, mas eram outros tempos, ambos os games que falei fizeram suas campanhas la para 2014-2015, então não tem como fazer uma comparação real, o que resta é esperar e ver se o jogo vai ser bom.
Last edited by jabis; Dec 17, 2022 @ 12:04pm
motyyl Dec 17, 2022 @ 2:24pm 
cing ciang ciong
Tetrah Dec 18, 2022 @ 2:17pm 
Originally posted by jabi:
Eu discordo da sua visão que o jogo possui um super faturamento, ja que o mesmo arrecadou 3.680.518,47 reais, e não os 4.230.481 mostrados la no site, pois o catarse possui uma taxa de 13% sobre todas as campanhas que são hosteadas nele.

Obvio que por ser uma empresa, ela sempre vai buscar lucro e faturamento, mas convenhamos que, ela não seria soberba o suficiente a nível de fazer um super faturamento, estipulando um valor muito maior que o necessário.

Concordo em levantar essa observação, amigo. Problema é que me baseio pelas próprias metas e valores que eles mesmos estipularam no Catarse. Sim, somando um salário legal, que constitui 55% dos gastos segundo eles mesmo (duvido que todos ganhem na mesma faixa) os custos de 2 anos somam milhões, mas as metas originais (que continham o grosso do produto) eram de 500 à 800 mil. Dai fica a pergunta, dava pra fazer com 500 / 800? Esse extra virou o que? 800 mil só de dublagem? Mais 400 mil pra uma DLC, valor que originalmente era quase a meta do jogo inteiro?

Outra coisa, que também pode ser tirada do c* porque não sei como a empresa deles trabalha, mas tem um certo fundamento, é que muitas pessoas em projetos assim não trabalham constantemente, muitas são apenas contratadas. Por exemplo eu que sou ilustrador / animador, grande maioria das vezes só entrego minha parte no mês que eu trabalho e vou embora. Não faz sentido me pagar enquanto os programadores estão implementando algo e 99% das vezes nem participo da pre-produção (na verdade, varia bastante). Então fica difícil dizer "Ah, tantos caras ganharam tanto durante tanto tempo".

Óbvio, eles são uma empresa e a tal deve visar lucro, sem falar que os valores do catarse são uma estimativa, mas a discrepância dos valores primários e finais (tendo em vista a própria divisão de custos que eles colocam ao final da página) é exorbitantemente grande. Não é coisa de 50~100 mil de divergência. 55% do custo para funcionários nas metas menores saia entre 250~430 mil, já 55% os 3,6 milhões da quase dois milhões.

(Lembrando que essa thread não foi feita pra direcionar hate à trabalhador nenhum. Tá mais pra uma prestação de contas.)
Last edited by Tetrah; Dec 18, 2022 @ 2:28pm
brunaozao Dec 20, 2022 @ 1:43pm 
Brasileiros e sua mania de querer precificar o trabalho dos outros....
Peekaboo Dec 20, 2022 @ 2:25pm 
Originally posted by brunaozao:
Brasileiros e sua mania de querer precificar o trabalho dos outros....
acho que o ponto é* não deixar de questionar a "boa intenção" que o Cellbit teve ao criar esse projeto.* Não tinha necessidade das metas absurdas, é um jogo que não fez nada pela cena de jogos independentes brasileiros e fez campanha em cima disso (principalmente a legião de fãs desse cara). Mas ei, espero que seja um bom jogo.
Tetrah Dec 20, 2022 @ 2:39pm 
Originally posted by brunaozao:
Brasileiros e sua mania de querer precificar o trabalho dos outros....

Esse não é nem de longe o ponto, amigo. Quem precificou serviço foram eles mesmos nas próprias metas do Catarse, esse BO não é meu. Estou aqui mais por uma questão de prestação de contas como eu disse, então não me vem com essa, ainda mais porque a gente tá falando de dois ou três salários mínimos não. Tenhamos uma gota de senso crítico, por favor né.
jabis Dec 21, 2022 @ 11:15am 
Originally posted by Tetrah:
Originally posted by jabi:
Eu discordo da sua visão que o jogo possui um super faturamento, ja que o mesmo arrecadou 3.680.518,47 reais, e não os 4.230.481 mostrados la no site, pois o catarse possui uma taxa de 13% sobre todas as campanhas que são hosteadas nele.

Obvio que por ser uma empresa, ela sempre vai buscar lucro e faturamento, mas convenhamos que, ela não seria soberba o suficiente a nível de fazer um super faturamento, estipulando um valor muito maior que o necessário.

Concordo em levantar essa observação, amigo. Problema é que me baseio pelas próprias metas e valores que eles mesmos estipularam no Catarse. Sim, somando um salário legal, que constitui 55% dos gastos segundo eles mesmo (duvido que todos ganhem na mesma faixa) os custos de 2 anos somam milhões, mas as metas originais (que continham o grosso do produto) eram de 500 à 800 mil. Dai fica a pergunta, dava pra fazer com 500 / 800? Esse extra virou o que? 800 mil só de dublagem? Mais 400 mil pra uma DLC, valor que originalmente era quase a meta do jogo inteiro?

Outra coisa, que também pode ser tirada do c* porque não sei como a empresa deles trabalha, mas tem um certo fundamento, é que muitas pessoas em projetos assim não trabalham constantemente, muitas são apenas contratadas. Por exemplo eu que sou ilustrador / animador, grande maioria das vezes só entrego minha parte no mês que eu trabalho e vou embora. Não faz sentido me pagar enquanto os programadores estão implementando algo e 99% das vezes nem participo da pre-produção (na verdade, varia bastante). Então fica difícil dizer "Ah, tantos caras ganharam tanto durante tanto tempo".

Óbvio, eles são uma empresa e a tal deve visar lucro, sem falar que os valores do catarse são uma estimativa, mas a discrepância dos valores primários e finais (tendo em vista a própria divisão de custos que eles colocam ao final da página) é exorbitantemente grande. Não é coisa de 50~100 mil de divergência. 55% do custo para funcionários nas metas menores saia entre 250~430 mil, já 55% os 3,6 milhões da quase dois milhões.

(Lembrando que essa thread não foi feita pra direcionar hate à trabalhador nenhum. Tá mais pra uma prestação de contas.)

Concordo contigo em tudo praticamente e também não tem muito o que nois se extender nessa conversa, gostei de conversar contigo meu rei, por sinal vc tem uma conta no twitter ou algum llugar que vc divulga seu trampo? Fiquei curioso no se trabalho
Tetrah Dec 21, 2022 @ 11:57am 
Originally posted by jabi:
Concordo contigo em tudo praticamente e também não tem muito o que nois se extender nessa conversa, gostei de conversar contigo meu rei, por sinal vc tem uma conta no twitter ou algum llugar que vc divulga seu trampo? Fiquei curioso no se trabalho

Acho que é isso mesmo, é uma situação que duvido muito que vá ser explicada direito porque no mínimo necessitaria de alguém de dentro, e isso não vai rolar.

Sobre o trabalho, pode me encontrar no Insta por @richardson_ll
boleto Jan 2, 2023 @ 7:22am 
"dinheiro que poderia ter ido pra pessoas REALMENTE necessitadas."
que argumento é esse? as pessoas deram o dinheiro de livre e espontânea vontade, elas compraram o jogo com benefícios extras
você não sabe quanto as pessoas cobraram pelo serviço delas, é muito sem sentido, sair fazendo acusações e usando de falso moralismo pra desmerecer produção BR. Você não entende de produção de jogo e nem eu, o melhor que tem a se fazer é ficar quieto quando você não entende do assunto
Tetrah Jan 2, 2023 @ 12:59pm 
Originally posted by L e t o:
Você não entende de produção de jogo e nem eu, o melhor que tem a se fazer é ficar quieto quando você não entende do assunto

Cara, esse argumento só não é pior do que o "faz melhor". Sim, e ai, se eu não sou a desgraça do papa eu não posso falar da igreja? Me poupe, quando eu falo de falta de senso crítico essa foi na ponta agulha. Já trabalhei com games, mas como artista, então não vou fingir que entendo da parte econômica, mas de qualquer forma, você não precisa. Se eu soubesse nem estaria aqui. O ponto inteiro disso é ESCLARECER.

E não é sobre as pessoas darem dinheiro. Em momento algum eu direcionei meu argumento às pessoas que pagaram, mas sim ao Cellbit. Tanto pelo fato de que ele conseguiu isso tudo por já ter uma plataforma na web gigantesca e também pelo cara já ser milionário e não precisar disso pra financiar um jogo. Especialmente um em que OS PRÓPRIOS DESENVOLVEDORES colocaram nas metas do Catarse que poderiam fazer com pelo menos 500 mil. Se tá errado ou não, então é com eles, mas o que tem de informação pra trabalhar é isso.

Originally posted by L e t o:
você não sabe quanto as pessoas cobraram pelo serviço delas, é muito sem sentido, sair fazendo acusações e usando de falso moralismo pra desmerecer produção BR

Desmerecer? Falso moralismo? De onde veio esse surto? Falei ali acima que isso NÃO ERA direcionado à trabalhador nenhum. Cara, lê primeiro o que as pessoas falam antes de vir falar besteira, por favor. Praticamente só repeti o que falei antes, que preguiça.

Edit: Gramática
Last edited by Tetrah; Jan 15, 2023 @ 8:27am
Aricou Jan 13, 2023 @ 8:32pm 
Mas onde que tá escrito que eles "estão ajudando a cena nacional de jogos indies"? Eles não usaram isso em nenhum lugar do marketing, e a culpa não é deles se o financiamento chegou a 4 milhões. A meta inicial era de 500 mil, e se isso é um superfaturamento ou não, vai de cada um.

O próprio Cellbit nem esperava que o financiamento fosse chegar a esse nível, ele achava que eles não ia nem bater a meta inicial, e disse que tiraria dinheiro do próprio bolso pra fazer o jogo acontecer caso não batesse, pois é um sonho de criança dele.

O que você está fazendo é só uma acusação sem base, dizendo que eles não usaram todo o dinheiro no jogo. Qual a sua fonte? Da onde você tirou isso?

Onde você quer chegar com isso? Você só levantou esse assunto pra dizer que o dinheiro poderia ir pra pessoas necessitadas? Então daí você teria que reclamar com as pessoas que apoiaram, já que elas que gastaram o dinheiro nisso ao invés de fazer caridade.

E fazendo uma correção do seu post, a treta de Bayonetta (que inclusive não tem nada a ver com o assunto) foi com a Platinum Games, a real desenvolvedora do jogo, a SEGA só publicou.
Davizinhu Feb 10, 2023 @ 7:51pm 
esse tá acompanhando o desenvolvimento do jogo
< >
Showing 1-15 of 41 comments
Per page: 1530 50